quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Violão

Violão Hora de Trcoar As Coradas!

Se o seu violão, de uns tempos para cá, parece ter perdido o som, os agudos e os baixos ficaram abafados e as notas dos acordes se tornaram sem brilho. É a hora de trocar as Cordas!

Muito frequentemente esquece-se esse tipo de manutenção do violão: não é dificil encontrar violonistas que tocam com cordas gastas do violão, com o revestimento completamente oxidado, com cordas desafinadas. As cordas do violão devem ser trocadas muito antes de chegar a esse estado. O certo é substituí-las de poucos em poucos meses, dependendo evidentemente , da frequência com que o instrumento (violão) é usado. Isso vale principalmente para os principiantes, pois as cordas velhas perdem a afinação, dificultando assim o desenvolvimento de um bom ouvido musical. (Aulas de de Violão e Percepção Musical)

Depois de colocadas, as novas cordas do violão requerem cerca de dois a três dias de uso para ficarem amaciadas. Para prolongar o tempo de duração das cordas do violão, depois de tocar, passe sempre uma flanela para retirar a sujeira.

A instalação das Cordas no Violão

Fabricantes de violões, muitas vezes aconselham que as cordas novas sejam colocadas uma por vez no violão. A idéia é que retirar todas as cordas velhas do violão de uma só vez reduz a tensão no braço do instrumento, podendo distorcê-lo. Na realidade, isso é pouco provável. Talvez, o mais importante seja soltar as cordas do violão por igual, de forma que a tensão seja reduzida equilibradamente.

As vezes, as cordas arrebentam ao serem instaladas, e o chicotear das pontas soltas pode ser perigoso. Por isso, deve-se manter o rosto afastado das cordas ao afiná-las, principalmente quando o violão utiliza cordas de aço.

As cordas jamais devem ser afinadas mais de um tom acima do diapasão. Isso não apenas aumentaria a probabilidade de quebras, como também provocaria uma grande tensão no braço do violão, que poderia se distorcer. Ao colocar as cordas no violão ou na guitarra, é comum que quando a última estiver sendo afinada, a primeira já tenha descido de tom. Por isso caro leitor, tenha sempre em mente: Cordas novas sempre levam alguns dias para se estabilizarem, e então permanecem aproximadamente afinadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário